Hospitalidade e Violência. Sobre um possível fundamento religioso anterior ao estado laico

João Manuel Duque

Resumen


O artigo aborda a relação entre violência, política e religião. Indo além da tese de René Girard, propõe uma compreensão do religioso assente na categoria do dom excessivo, por inspiração em Paul Ricoeur. É nesse contexto que também a categoria da hospitalidade, tal como trabalhada sobretudo por Jacques Derrida e por Hans-Dieter Bahr, pode ser reconhecida como categoria religiosa, anterior às estruturas políticas dos estados laicos territoriais, baseados na distinção entre nacional e estrangeiro. A dimensão da hospitalidade é a dimensão da pessoa, prévia e mais fundamental do que a dimensão do estado.


Palabras clave


Hospitalidad; Política; Religión; Derrida; Ricoeur

Texto completo:

PDF

Referencias


AaVv. Manifeste pour l’hospitalité. Paris: Ed. Paroles d’Aube, 1999.

Bahr, Hans-Dieter. Die Anwesenheit des Gastes. Entwurf einer Xenosophie. Nordhausen: Verlag Traugott Bautz, 2012.

Bahr, Hans-Dieter. Die Sprache des Gastes. Eine Metaethik. Leipzig:

Reclam Verlag, 1994.

Beckermann, A. «Die realistischen Voraussetzungen der Konsensustheorie von J. Habermas». Zeitschrift für allgemeine Wissenschaftstheorie 3 (1972): 63-80.

Bernardo, Fernanda. «A ética da hospitalidade ou o porvir do cosmopolitismo por vir i». Revista Filosófica de Coimbra 20 (2001): 333-426.

________. «A ética da hospitalidade ou o porvir do cosmopolitismo por vir ii». Revista Filosófica de Coimbra 22 (2002): 421-446.

Derrida, Jacques. Cosmopolites de tous les pays, encore un effort!

Paris: Galilée, 1997.

________. De l’hospitalité. Paris: Calmann-Lévy, 1997.

________. Foi et savoir. Paris: Seuil, 2001.

________. Donner le temps. Paris: Galilée, 1991.

Duque, João Manuel. «Deus impossível. Sobre Teologia e Filosofia na Pós-modernidade». In A questão de Deus na História da Filosofia, coordenada pela M. L. L. O. Xavier, 1295-1303. Lisboa: Zéfiro, 2008.

________. A transparência do conceito. Estudos para uma metafísica teológica. Lisboa: Didaskalia, 2010.

________. «Fraternidade originária. Da violência mimética à responsabilidade pelo outro». Forma Breve 12 (2015): 71-78. Fountoulakis, Evin e Previsic, Boris, org. Der Gast als Fremder. Narrative Alterität in der Literatur. Bielefeld: Transcript Verlag, 2011.

Girard, René. «Violence et religion». Revista Portuguesa de Filosofia 56 (2000): 3-10.

Habermas, Jürgen. Theorie des kommunikativen Handelns. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1981.

Höhn, Hans-Joachim, ed. Krise der Immanenz. Religion an den Grenzen der Moderne. Frankfurt a. M.: Fischer, 1996.

Marion, Jean-Luc. «La raison du don». Philosophie 78 (2003): 3-32.

Milbank, John. «Can a Gift be Given?». Modern Theology 2 (1995): 119-161.

Ricoeur, Paul. «A religião e a violência». Revista Portuguesa de Filosofia 56 (2000): 25-35.

________. «Ethique et Politique». Du text à l’action. Paris: Seuil, 1986, 393-406.

________. «L’ideólogie et l’utopie: deux expressions de l’imaginaire social». Autres Temps 2 (1984): 53-64.

Zagalo, Gonçalo. «Hospitalidade e soberania. Uma leitura de Jacques Derrida». Revista Filosófica de Coimbra 30 (2006): 307-323.

Zanardo, Susy. Nelle trame del dono. Forme di vita e legami sociali.

Bologna: edb, 2013.




DOI: http://dx.doi.org/10.21500/01201468.2844

Enlaces refback

  • No hay ningún enlace refback.


Licencia de Creative Commons
Este obra está bajo una licencia de Creative Commons Reconocimiento-CompartirIgual 4.0 Internacional.

ISSN: 0120-1468