Dimensions

PlumX

Como Citar
Quintero Barrera, R. P. (2023). Magia amorosa promocionada en volantes: ritual del amarre. Revista Guillermo De Ockham, 21(1), 177–194. https://doi.org/10.21500/22563202.5703 (Original work published 10 de Novembro de 2022)
##articleSummary.license## ##ver##

The Revista Guillermo de Ockham provides an immediate and open access to its content, based on the principle of offering the public a free access to investigations to provide a global interchange of knowledge.
Unless otherwise established, the contents of this journal has a license with Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/

  • Attribution: You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
  • NonCommercial: You may not use the material for commercial purposes.
  • NoDerivatives: If you remix, transform, or build upon the material, you may not distribute the modified material.
  • No additional restrictions: You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.

Resumo

O objetivo deste artigo é interpretar as mensagens e imagens dos folhetos publicitários que incitam ao consumo da magia do amor, bem como analisar os ideais de amor que propagam através da estética simbólica concebida por quem comercializa estes produtos culturais. Os eixos analíticos aqui expostos correspondem ao contraste de mais de cem folhetos coletados em várias cidades colombianas, junto com conversas e observações feitas durante cerca de oito anos. Verificou-se que o consumo da magia do amor está centrado no ritual da liga ou amarração, que não é desejado apenas pelos setores populares, ou exclusivamente pelas mulheres, e que esse recurso é frequentado por diversos setores da sociedade, visto que cada um encontra administradores do mágico de acordo com suas respectivas capitais culturais. O amor é uma das áreas que merece mais atenção no dia a dia, pois, em linhas gerais, manter laços amorosos é um sofisma de felicidade para muitas pessoas.

Referências

Arciniegas, G. (2004). El continente de siete colores: historia de la cultura en América Latina. Taurus.
Augé, M. (1993). El genio del paganismo. Muchnik.
Bauman, Z. (2005). Trabajo, consumismo y nuevos pobres. Gedisa.
Bauman, Z. (2009). Amor líquido: acerca de la fragilidad de los vínculos humanos. Fondo de Cultura Económica.
Cámara de Comercio de Bogotá. (2022). Descripción actividades económicas (Código CIIU). https://linea.ccb.org.co/descripcionciiu/
Castellanos, S. (2009). Diosas, brujas y vampiresas: el miedo visceral del hombre a la mujer. Norma.
Castro Caycedo, G. (2010). La bruja: coca, política y demonio. Planeta.
Dawkins, R. (Escritor y presentador). (2007). The enemies of reason [Documental]. BBC Documentary.
Frazer, J. G. (1981). La rama dorada: magia y religión. Fondo de Cultura Económica.
Ginzburg, C. (2008). El queso y los gusanos: el cosmos de un molinero del siglo XVI. Ediciones Península.
Haber, A. (2011). Nometodología payanesa: notas de metodología indisciplinada (con comentarios de Henry Tantalean, Francisco Gil García y Dante Angelo). Revista Chilena de Antropología, (23), 9-49. https://revistadeantropologia.uchile.cl/index.php/RCA/article/view/15564
Han, B. C. (2014). La agonía del eros. Herder.
Juez, F. M. (2002). Contribuciones para una antropología del diseño. Gedisa.
Lara, K. (1993). Recetario de magia blanca: fórmulas para resolver los problemas que lo atormentan. Editorial Colombia Nueva.
Leach, E. (1985). Cultura y comunicación: la lógica conexión de los símbolos. Siglo XXI.
Lévi-Strauss, C. (1995). Antropología estructural. Paidós.
López, R. (2019, 2 de febrero). Ramiro López el Chamán Llanero “Cura para el alma” Canal RCN. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=wXAEaVxP8jI
Ocampo, J. (2008). Supersticiones y agüeros colombianos. El Áncora Editores.
Pinzón, C. E. (1998). Violencia y brujería en Bogotá. Boletín Cultural y Bibliográfico, 25(16), 35-49. https://publicaciones.banrepcultural.org/index.php/boletin_cultural/article/view/2792
Pinzón, C. E., y Garay, G. (1997a). Las nuevas construcciones simbólicas en América Latina: entre lo local y lo global. ECSA.
Pinzón, C. E., y Garay, G. (1997b). Violencia, cuerpo y persona: capitalismo, multisubjetividad y cultura popular. ECSA.
Quintero, P. (1994). El Chamán Paéz [Tesis de grado, Universidad del Cauca]. Universidad del Cauca.
Quintero, P. (2016, 2 de abril). La magia amorosa promocionada en volantes. Blog de Antropología Simbólica y Literaria. https://etnicografica.wordpress.com/2016/04/02/la-magia-amorosa-promocionada-en-volantes/
Sagan, C. (1998). El mundo y sus demonios: la ciencia como una luz en la oscuridad. Planeta.
Sanabria, F. (2007). ¿Creer o no creer?: he ahí el dilema. En C. Tejeiro, F. Sanabria y W. M. Beltrán (Eds.), Creer y poder hoy (pp. 61-73). Universidad Nacional de Colombia.
Taussig, M. (2012). Chamanismo, colonialismo y el hombre salvaje: un estudio sobre el terror y la curación. Editorial Universidad del Cauca.
Uribe, C. A. (2003). Magia, brujería y violencia en Colombia. Revista de Estudios Sociales, (15), 59-73. https://doi.org/10.7440/res15.2003.04
Uribe, C. A. (2008). El yajé, el purgatorio y la farándula. Antípoda, (6), 113-131. https://doi.org/10.7440/antipoda6.2008.06
Vargas, C. (2004). La llorona [Canción]. En La llorona [Álbum]. RCA Records.
Zuleta, E. (1999). El elogio a la dificultad y otros ensayos. Editorial Hombre Nuevo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Convocação