Dimensions

PlumX

Como Citar
Merlo Pinzón, J. A. (2024). Nietzsche na política de libertação de Enrique Dussel. Revista Guillermo De Ockham, 23(1), 77–86. https://doi.org/10.21500/22563202.7107
##articleSummary.license## ##ver##

The Revista Guillermo de Ockham provides an immediate and open access to its content, based on the principle of offering the public a free access to investigations to provide a global interchange of knowledge.
Unless otherwise established, the contents of this journal has a license with Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International (CC BY-NC-ND 4.0) http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/

  • Attribution: You must give appropriate credit, provide a link to the license, and indicate if changes were made. You may do so in any reasonable manner, but not in any way that suggests the licensor endorses you or your use.
  • NonCommercial: You may not use the material for commercial purposes.
  • NoDerivatives: If you remix, transform, or build upon the material, you may not distribute the modified material.
  • No additional restrictions: You may not apply legal terms or technological measures that legally restrict others from doing anything the license permits.

Resumo

Nietzsche é uma figura de destaque na filosofia contemporânea, a quem o filósofo latino-americano Enrique Dussel também recorre para examinar a forma como a vontade opera na construção política. Ambos os filósofos concordam com a existência de uma relação fundamental entre poder e vontade. Essa potência-vontade atua introduzindo mediações como condições condicionadas (valores ou entidades valiosas) que se manifestam nas potestas. Contudo, a atitude dionisíaca e vital que Nietzsche identifica apenas num sujeito aristocrático (um super-homem) que se mostra superior ao rebanho dos fracos é reconsiderada por Dussel ao colocar as vítimas do sistema como capazes de empoderamento político (no seu consenso crítico) . Este ato, denominado hiperpotência, transcende a crítica eurocêntrica de Nietzsche e parece demonstrar que a terceira transformação do espírito (a da criança que cria do zero) se materializa nas ações das vítimas ao repensar o sistema político.

Palavras-chave:

Referências

Agamben, G. (2006). El tiempo que resta. Comentario a la carta a los romanos. Trotta.
Arendt, H. (2005). La condición humana. Paidós.
Badiou, A. (1999). San Pablo. La fundación del universalismo. Anthropos.
Benjamín, W. (2008). Tesis sobre la historia y otros fragmentos. Ítaca.
Botero Urquijo, D. A., Cabeza Herrera, O. J., Flórez Pabón, C. E. (2023). Reconocimiento y libertad social en el pensamiento de Axel Honneth. Revista Guillermo de Ockham, 21(1), 289-306, https://doi.org/10.21500/22563202.5602
Brandes, G. (2008). Nietzsche. Un ensayo sobre el radicalismo aristocrático. Sexto Piso.
Derrida, J. (2010). Seminario. La bestia y el soberano. Vol I. (2001-2002). Manantial.
Dussel, E. (1974). Método para una filosofía de la liberación. Ediciones Sígueme.
Dussel, E. (1984). Filosofía de la producción. Editorial Nueva América.
Dussel, E. (2006). 20 Tesis de política. Siglo XXI.
Dussel, E. (2007). Política de la Liberación. Historia Mundial y Crítica. Trotta
Dussel, E. (2009a). Política de la Liberación. Vol. II Arquitectónica. Trotta.
Dussel, E. (2009b). Ética de la Liberación en la Edad de la Globalización y de la Exclusión. Trotta.
Dussel, E. (2011). Carta a los indignados. La Jornada Ediciones.
Dussel, E. (2012). Pablo de Tarso en la filosofía política actual y otros ensayos. Ediciones Paulinas
Dussel, E. (2013). Para una Política de la Liberación. Las Cuarenta.
Dussel, E. (2020). Siete ensayos de filosofía de la liberación. Trotta.
Esteban, J. (2004). La máscara política de Dioniso. En: Nietzsche, Friedrich. Fragmentos póstumos de política. Trotta.
Freire, P. (1970). Pedagogía del oprimido. Tierra Nueva.
Fornet-Betancourt, R. (2011). La filosofía intercultural y la dinámica del reconocimiento. Ediciones UC Tem.
Gama, (2021). El método hermenéutico de Hans-Georg Gadamer. Escritos 29 (62), 17-32. doi: http://dx.doi.org/10.18566/escr.v29n62.a02
Idrobo-Velasco, J.A. (2021). Una ontología radical desde el territorio. Acercamiento a las prácticas políticas del pueblo nasa. En J. A. Idrobo-Velasco e I. A. Orrego-Echeverría (Eds.), Ontología política desde América Latina (pp. 25-62). Universidad Santo Tomás. https://doi.org/10.2307/j.ctv2kg1543.8
Lemm, V. (2015). Nietzsche y la biopolítica: cuatro lecturas de Nietzsche como pensador biopolítico. Ideas y Valores, 64(158), 223-248. https://orcid.org/0000-0002-8444-0470
Levinas, E. (1999). De la Evasión. Arena Libros.
Merlo, J. (2019). La Voluntad de Vida como Potencia en Enrique Dussel. Revista Filosofía UIS, 18 (2) 185-205. doi: http://dx.doi.org/10.18273/revfil.v18n2-2019010
Merlo, J. (2020). Política y sufrimiento: notas desde Schopenhauer a la justificación de la dominación y la imposibilidad democrática. Revista Filosofía UIS, 19 (2) 207-219. doi: https://doi.org/10.18273/revfil.v19n2-2020011
Nietzsche, F. (2000). Sobre el porvenir de nuestras escuelas. Tusquets.
Nietzsche, F. (2004). Fragmentos póstumos sobre política. Trotta.
Nietzsche, F. (2005). El Ocaso de los ídolos. Gárgola.
Nietzsche, F. (2007). El Origen de la Tragedia. Andrómeda.
Nietzsche, F. (2008). La Voluntad de Poder. EDAF.
Nietzsche, F. (2011a). Así Habló Zaratustra. Clásicos.
Nietzsche, F. (2011b). Ecce Homo. Leyenda.
Nietzsche, F (2018). El Anticristo. Maldición del cristianismo. Alianza.
Orrego-Echeverría, I. A., Prada Rodríguez, M. L. (2024). Desocultamiento del neoliberalismo soterrado en el concepto de inclusión, mediante la filosofía intercultural: inclusión neoliberal e interculturalidad. Revista Guillermo de Ockham, 22(1), pp. 41-55. https://doi.org/10.21500/22563202.6751
Polo, J (2020). Anti-Nietzsche. La crueldad de lo político. Taugenit.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Convocação

##plugins.generic.pfl.publicationFactsTitle##

##plugins.generic.pfl.metric##
##plugins.generic.pfl.thisArticle##
##plugins.generic.pfl.otherArticles##
##plugins.generic.pfl.peerReviewers## 
##plugins.generic.pfl.numPeerReviewers##
##plugins.generic.pfl.averagePeerReviewers##

##plugins.generic.pfl.reviewerProfiles##  Indisp.

##plugins.generic.pfl.authorStatements##

##plugins.generic.pfl.authorStatements##
##plugins.generic.pfl.thisArticle##
##plugins.generic.pfl.otherArticles##
##plugins.generic.pfl.dataAvailability## 
##plugins.generic.pfl.dataAvailability.unsupported##
##plugins.generic.pfl.averagePercentYes##
##plugins.generic.pfl.funders## 
Indisp.
##plugins.generic.pfl.numHaveFunders##
##plugins.generic.pfl.competingInterests## 
Indisp.
##plugins.generic.pfl.averagePercentYes##
##plugins.generic.pfl.metric##
##plugins.generic.pfl.forThisJournal##
##plugins.generic.pfl.otherJournals##
##plugins.generic.pfl.articlesAccepted## 
##plugins.generic.pfl.numArticlesAccepted##
##plugins.generic.pfl.numArticlesAcceptedShort##
##plugins.generic.pfl.daysToPublication## 
##plugins.generic.pfl.numDaysToPublication##
145
##plugins.generic.pfl.editorAndBoard##
##plugins.generic.pfl.profiles##
##plugins.generic.pfl.academicSociety## 
University of San Buenaventura - Cali
##plugins.generic.pfl.publisher## 
Universidad de San Buenaventura Cali